Todos na Rede (Natura 2000)
‘Todos na Rede (Natura 2000)’ vai dar a conhecer a Rede Natura 2000 de Portugal Continental (ZPE – Zonas de Proteção Especial – e SIC – Sítios de Importância Comunitária) à comunidade escolar e à população em geral, através de jogos (interativos e de memória), livros eletrónicos, exposições e concursos de fotografia.
Os diferentes tipos de materiais vão permitir comunicar de forma adequada e com linguagem adaptada a cada grau de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário), promovendo a interligação de conceitos das Ciências Naturais, Geografia e História, bem como o trabalho em equipa.
As ações piloto deste projeto vencedor serão desenvolvidas em escolas e Atividades de Tempos Livres (ATL) dos concelhos da ZPE (Paul de Arzila) e dos SIC (Rio Minho, Litoral Norte, Serra da Lousã, Barrinha de Esmoriz, Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas), abrangendo ecossistemas lagunares, aquícolas, dunares e montanhosos.
Será também criado o portal “Todos na Rede (Natura 2000)” para mais facilmente serem descarregadas e replicadas noutros locais as diversas iniciativas.
É o reconhecimento da missão que a Keep pretende desempenhar na valorização e partilha do conhecimento junto da sociedade.
Helena Freitas, Vice-Presidente da Keep
Objetivos.
- Mobilizar os alunos e professores na participação em eventos de comunicação e sensibilização sobre as ZPE e SIC de Portugal continental;
- Estabelecer uma rede de entidades locais e outras partes interessadas de forma a promover a curiosidade, o interesse, a participação cívica e as visitas aos espaços classificados como ZPE e SIC;
- Promover a disseminação das atividades desenvolvidas através dos canais de comunicação;
- Fomentar comportamentos em prol do ambiente, da conservação da biodiversidade e da preservação de tradições culturais em equilíbrio com o meio envolvente.
Envolvimento com as comunidades.
Os alunos do Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) serão criadores de 2 jogos e o projeto inclui, ainda, informação em Braille para que todos os alunos possam integrar as atividades propostas.