Seed Keepers – Conservação de Sementes

O projeto SEED Keepers pretende evidenciar que a conservação de espécies e habitats estão de mãos dadas com a gestão sustentável, do ponto de vista ecológico, económico e social, sendo da responsabilidade de todos. No entanto, reconhecendo que só é possível conservar o que se conhece, pretende valorizar e veicular a partilha do conhecimento acerca destas questões, procurando ainda contribuir para um processo de tomada de consciência e mudança de atitude das comunidades envolvidas.

Devido aos fatores naturais e antropogénicos que ameaçam a biodiversidade e a conservação de muitos habitats e espécies, há uma necessidade urgente de reforçar a consciência das gerações mais jovens face a esta realidade, promovendo este conhecimento e contribuindo para o reconhecimento das consequências que estas perdas podem provocar na sustentabilidade do planeta, comprometendo, deste modo, os objetivos da Agenda 2030.

Através da colaboração com a KVANN – Norwegian Seed Savers, foi possível dar a conhecer os procedimentos e técnicas de conservação de sementes de várias espécies de hortícolas, junto da comunidade educativa portuguesa.

Realizaram-se 2 workshops online, (em janeiro e fevereiro de 2022), dinamizados por Andrew McMillion — agricultor e conservador de sementes responsável da KVANN – Norwegian Seed Savers —, dirigidos a professores e educadores portugueses.

Com vista à divulgação destes conteúdos e à sua utilização, elaborou-se um Manual de Boas Práticas acerca das técnicas de conservação de sementes para as diferentes famílias de plantas, disponível gratuitamente para consulta aqui e para download aqui.

O projeto SEED Keepers foi financiado pelo Fundo de Relações Bilaterais dos EEA Grants.

Serviços Investigação, Programa educativoAno2021Linkwww.eeagrants.gov.pt

Segundo os dados apresentados no relatório de 2019 da FAO – O Estado da Biodiversidade para os Alimentos e Agricultura no Mundo, a perda de biodiversidade ameaça o futuro dos nossos alimentos, recursos, saúde e meio ambiente. O uso generalizado de sementes híbridas na agricultura contribui para a redução da variedade de sementes existentes, bem como para uma maior dependência dos agricultores face a este tipo de sementes (uma vez que não se reproduzem).

Neste sentido, os bancos de sementes são indispensáveis para combater esta realidade, contribuindo para a preservação de uma grande diversidade de plantas. Para além do seu inquestionável valor na garantia do futuro da biodiversidade vegetal, o seu potencial papel como estratégia para a ciência e educação é também enorme. Os bancos de sementes são excelentes ferramentas para promover o conhecimento sobre a diversidade biológica e podem demonstrar uma ligação direta entre os processos evolutivos das plantas e as suas utilizações ao longo do tempo, tais como a produção alimentar, a agricultura ou as tradições culturais. 

146

Participantes nos Worskhops

800

Escolas Informadas

25

Concelhos Abrangidos

4

Países

Privacy Preference Center