SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável

Dada a contínua perda de biodiversidade que ameaça o futuro dos nossos alimentos, recursos, saúde e ambiente, o projecto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável – pretende contribuir para mitigar a perda de espécies endógenas vegetais portuguesas, capacitando os cidadãos para a tomada de decisões informadas, através de ações ambientalmente responsáveis e economicamente viáveis tendo em conta as gerações atuais e futuras.

O Projecto SEEDS pretende promover o reforço de competências de estudantes do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Góis e do Agrupamento de Escolas do Sabugal e sensibilizar para os recursos endógenos e a sustentabilidade através da criação de um banco de sementes escolar e da produção de uma exposição acerca de práticas agrícolas em duas regiões da Rede Natura 2000 no Centro de Portugal. Estas atividades serão de âmbito extra-curricular, assumindo o carácter de formação informal, integrando as aprendizagens essenciais do currículo estabelecido pelo Ministério da Educação.

SEEDS conta com a parceria da Societat Catalana d’Educació Ambiental (SCEA), responsável pelo desenvolvimento de um módulo de atividades com dinâmicas didático-lúdicas e cooperativas, focando as diferentes dimensões da biodiversidade. Estas centrar-se-ão em espécies e variedades vegetais comestíveis endógenas de Góis e do Sabugal bem como na fauna associada. A SCEA irá também promover o intercâmbio entre estas 2 escolas portuguesas com a sua rede de membros.

Ao nível científico, SEEDS conta com a colaboração do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (CFE-UC) e do projeto CULTIVAR.

 

De entre os resultados a alcançar, destacamos:

  • O desenvolvimento de competências na área do empreendedorismo;
  • A sensibilização para as questões ambientais e serviços dos ecossistemas;
  • A criação de dois bancos de sementes com especial incidência sobre espécies endógenas e de aplicação na gastronomia, alimentação e fins medicinais ou terapêuticos;
  • Identificação e levantamento de informação sobre os serviços dos ecossistemas onde estas espécies e variedades vivem (sobretudo os serviços culturais e de aprovisionamento);
  • Produção de uma exposição na escola de Góis e outra na escola do Sabugal sobre práticas agrícolas na Rede Natura 2000;
  • Criação de materiais educativos em Braille, no Agrupamento de Escolas de Góis.
  • O projecto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável – é cofinanciado pelo programa Erasmus+, Ação-chave 2: Parcerias de Pequena Dimensão e tem a duração de 2 anos.

2

Bancos de sementes autóctones

20

Workshops

4

Prémios

12

Disciplinas envolvidas

70

Estudantes e colaboradores

25

Professores envolvidos